IMG-LOGO
Home > Nacional > COMBATE ÀS DROGAS: Nas quadras e nas ruas, guerreiros contra as drogas lutam para libertar o país

Nacional

IMAGEM: As meninas da seleção brasiliera de futsal explicitam apoio à campanha de combate as drogas. Foto: Reprodução TV

COMBATE ÀS DROGAS: Nas quadras e nas ruas, guerreiros contra as drogas lutam para libertar o país

Governo Federal investe na política antidrogas em favor das famílias brasileiras.
Por Marcelo Jorge - 02 De Junho De 2019, 03:07 PM


A política antidrogas, com foco no combate à proliferação dos psicotrópicos em todas as suas variações, conforme pregado amplamente como compromisso na campanha presidencial pelo hoje gestor maior Jair Messias Bolsonaro, vem se configurando mais que um verdadeiro “Duelo de Titãs”: semelhante ao episódio bíblico, uma desigual luta entre o pequeno Davi e o gigante Golias, na qual o Governo Federal através do Ministério da Cidadania, representa a parte que tenta deter o gigantesco problema causado pelas substâncias alucinógenas.

De um lado está um importante braço desta pasta, a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas, com uma reduzida – mas aguerrida – equipe, ainda contando com parcos recursos, mas que em poucos meses vem tentando desmantelar o outro lado: uma grande organização pró drogas no país, envolvendo um esquema multimilionário montado durante quase duas décadas e ampliada em razão de políticas equivocadas implementadas em governos anteriores, culminando com o acelerado crescimento do círculo vicioso de consumo e comercialização das drogas, principalmente junto aos jovens.

Nesta luta, a SENAPRED vem obtendo vitória em alguns rounds, à exemplo do Decreto assinado por Bolsonaro que ampliou as Comunidades Terapêuticas e a recém aprovada PLC 37, que endurece o combate ao tráfico enquanto estimula a internação e tratamento dos usuários e, em alguns casos, com anuência dos familiares destes, promovendo até internação compulsória, já que nem sempre o viciado tem discernimento para uma decisão nesta direção. Com a aprovação deste projeto (originalmente de autoria do atual Ministro Osmar Terra, quando deputado), algumas medidas como a internação em Comunidades Terapêuticas para desintoxicação e posterior reintegração dos usuários à sociedade são vitórias a serem celebradas.

Além disso, segundo a ASCOM do Ministério da Cidadania, o ministro Osmar Terra, assinou, na segunda-feira (27), acordo de cooperação técnica que permite a implementação do Plano Progredir e do Programa Brasil Mais Empreendedor em comunidades terapêuticas associadas ao governo federal. O objetivo da parceria é oferecer qualificação profissional e criar oportunidades no mercado de trabalho para jovens dependentes químicos e em situação de vulnerabilidade social. O acordo oferece cursos profissionalizantes, orientação na área de empreendedorismo e acesso a microcrédito produtivo. O investimento total do governo federal com o tratamento de dependentes químicos chega a R$ 152 milhões ao ano.
No entanto, mesmo com o adiamento para data posterior do julgamento sobre a criminalização do porte de drogas para consumo próprio pelo Supremo Tribunal Federal, que seria realizada nesta quarta feira, dia 05 de Junho, a batalha antidrogas no país, está só começando.

GOL DE PLACA

A mais recente vitória da SENAPRED no entanto, vem das quadras: A Seleção Brasileira Feminina de Futsal entrou de cabeça na Campanha contra as Drogas. O Grand Prix mundial de Futsal, que acontecerá a cada final de semana, envolvendo além do Brasil, as seleções da Argentina, Chile e Paraguai, trará mídia espontânea da seleção canarinha, quando nossas meninas/atletas utilizarão a comunicação através de faixas e exposições numa direta apologia contra as drogas. A Secretaria Nacional, liderada pelo Dr. Quirino Cordeiro, vem desta forma não só colaborando, mas fomentando o apoio da sociedade contra o gigante mal que atinge a todos, indistintamente.

E é bom lembrar que, ao final da disputa bíblica, o pequeno Davi venceu o gigante...

O apoio que vem das quadras precisa ganhar o Brasil. Foto: Edu Cabral/Senapred


Compartilhar: