IMG-LOGO
Home > Nacional > Número de homicídios no Brasil caiu 25% no início de 2019, mostra levantamento
Nacional

IMAGEM: Imagem: Dreamstime.com

Número de homicídios no Brasil caiu 25% no início de 2019, mostra levantamento

Segundo o 'Monitor da Violência', parceria do G1 com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o Núcleo de Estudos da Violência da USP, a maior queda ocorreu no Nordeste.
Por Marcelo Jorge - 14 De Julho De 2019, 09:03 AM


Nos primeiros meses do Governo Bolsonaro, o Brasil registrou uma queda expressiva no número de assassinatos nos dois primeiros meses de 2019. Estes dados vem sendo mostrados pelo “monitor da violência”, uma parceria do portal G1 com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o Núcleo de Estudos da Violência da USP.
Os dados oficiais foram coletados pelos jornalistas do G1 espalhados pelo país com base em números oficiais de 26 estados e do Distrito Federal — só o Paraná não forneceu informações ainda.

Em janeiro e fevereiro de 2019, foram assassinadas no país 6.856 pessoas: redução de 25% em relação ao mesmo período de 2018. Apenas Amazonas e Rondônia registraram leve aumento nas mortes violentas.

A queda geral foi puxada pelo Nordeste, que teve redução média de 34%. Houve quedas expressivas no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, que teve a maior redução do país: 58%. O estado é considerado um caso muito especial. Em janeiro, houve centenas de ataques coordenados por facções criminosas, numa reação a medidas anunciadas pelo governo para tornar mais rígida a fiscalização dos presídios.


Compartilhar: